quinta-feira, 27 de maio de 2010

Seminário Unb fora do Armário e I Marcha Nacional contra a Homofobia

http://www.reconquistaraune.com.br/

Seminário Unb fora do Armário e I Marcha Nacional contra a Homofobia

25 Mai 2010
Construindo Diálogos por um Brasil Fora do Armário!


por Rídina Motta e Vinícius Alves
Entre os dias 17 e 19 de Maio de 2010 Brasília foi palco de diversas atividades contra a homofobia que culminaram na realização da I Marcha Nacional LGBT.

O evento contou com a presença de 3mil pessoas vindas de todos os estados do País e que marcharam reivindicando a criminalização da homofobia e a aplicação do Plano Nacional LGBT - que visa garantir a cidadania plena a Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.

Sem dúvidas, a Marcha configurou-se como um grande divisor de águas para o Movimento LGBT Brasileiro, que levou às ruas pela primeira vez em um calendário unificado seus protestos, suas bandeiras e indignações frente ao fundamentalismo religioso e aos setores conservadores da sociedade, que impedem até hoje cidadãos LGBT de terem leis aprovadas e direitos equiparados.

Nos dias 17 e 18 de Maio, a Juventude da ABGLT, juntamente com a UNE, através de sua Diretoria LGBT e dos DCEs da UnB e UCB realizaram o I Seminário UnB Fora do Armário, que contou com a presença de lideranças do movimento LGBT, bem como representantes do Legislativo e do Executivo no Brasil.

Durante os debates foi ressaltada a urgência e importância de trazer para dentro da Universidade a pauta LGBT em defesa da diversidade sexual, colocando o ensino superior como um local estratégico para a operarmos transformações reais que queremos ter na sociedade.

Os debates do UnB fora do Armário reforçaram essa necessidade da luta contra a homofobia dentro do espaço universitário, especialmente quando vimos no último período casos de agressão a estudantes homossexuais, seja nas Casas de Estudantes, nos jornais de Centros Acadêmicos ou por parte da própria homofobia institucional operada por seguranças de algumas Instituições de Ensino (IEs).

Além de denunciar esses atos de homofobia o seminário pautou também a necessidade de mudanças administrativas e curriculares capazes de atender as demandas dos LBGT’s na universidade e na Educação brasileira.

O uso do nome social de travestis e trasexuais é um desses pontos fundamentais de reivindicação, que traz consigo também a reflexão crítica e a denuncia de exclusão que sofrem ainda essas e esses cidadãos no processo educacional brasileiro.

O Seminário UnB Fora do Armário, bem como a Marcha LGBT nos mostram a importância que tem nos organizarmos cada vez mais para dentro e fora da Universidade, rompendo com paradigmas conservadores e heteronormativos que ainda constituem e sustentam setores da sociedade brasileira e de nossas universidades.

A Universidade deve se constituir em espaço público de produção do conhecimento que se volte para a emancipação de todas e todos, rompendo com preconceitos e formando seres sociais reais, capazes de operar as mudanças necessárias na construção de uma sociedade cada vez mais justa, radicalmente democrática e igualitária.

É chegada a hora de pensar a inclusão dessas e desses cidadãos em todos os espaços, com respeito e condições reais e materiais de viver uma cidadania plena, com acesso a educação, trabalho, lazer e tudo mais.
É preciso construir cada vez mais diálogos que voltem-se à sociedade resignificando a diversidade como um valor humano saudável e a ser preservado, no lugar de visto como uma ameaça a ordem, a vida ou a moralidade humana.
Construir uma sociedade e uma Universidade sem homofobia, lesbofobia, transfobia e operar essa transformações reais é papel da Juventude da ABGLT, da União Nacional dos Estudantes e de cada um de nós que acreditamos nessa luta.
Todas e todos rumo a II Marcha Nacional Contra a Homofobia - Maio 2011, até que todas nós LGBT sejamos livres!
Viva a Marcha Nacional Contra a Homofobia!
Viva a Juventude da ABGLT!
Viva a União Nacional dos Estudantes!
Até a vitória!

*Rídina Motta é 1ª Diretora LGBT da UNE
**Vinícius Alves é da Associação Beco das Cores (BA) e membro da Comissão Política Nacional da Juventude da ABGLT

Mais de 25 entidades definem posicionamento para as eleições 2010

Mais de 25 entidades definem posicionamento para as eleições 2010

www.une.org.br

Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS) terá assembléia no dia 31 de maio, em São Paulo, para aprovar texto de reivindicações aos presidenciáveis; são esperadas mais de 3 mil pessoas, de todas as regiões do país.


A Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS), que reúne 28 entidades, entre elas CUT, CTB, MST, além da UNE, UBES e ANPG, realizará no próximo dia 31 de maio, segunda- feira, em São Paulo, uma Assembléia Nacional com objetivo de discutir, elaborar e aprovar a plataforma política do movimento social brasileiro para as eleições 2010. O documento será apresentado ao conjunto da sociedade e incluirá a pauta de reivindicações dessas entidades aos candidatos a presidente, governador, senador, deputado federal, estadual e distrital.



A Assembléia Nacional dos Movimentos Sociais acontecerá na quadra da sede do Sindicato dos Bancários (Rua São Bento, 413, Centro), a partir das 10h. São esperadas mais de 3 mil pessoas de todas as regiões do país, que representam movimentos de moradia, estudantis, trabalhadores, sem terra, sem teto, desempregados, além de intelectuais, comunicadores, pastorais e diversos sindicatos. A participação é aberta a qualquer cidadão, sem necessidade de credenciamento prévio.



POSICIONAMENTO PÓS GOVERNO LULA

Apesar de o governo Lula ter sido o que mais dialogou com os movimentos sociais brasileiros, a CMS aponta que as mobilizações e a pressão popular irão se acirrar em 2011, independentemente do resultado eleitoral. Além de aprovar o texto, a assembléia servirá para organizar as próximas mobilizações unificadas. A CMS incentivará também a constituição de comitês populares de campanha para as eleições 2010. Serão espaços pluripartidários de articulação dos movimentos sociais para intervenção no processo eleitoral.



PROJETO INICIADO EM JANEIRO

Sensibilizados com o momento histórico pelo que passa o Brasil neste início de século e atentos à responsabilidade de marcar sua posição no processo eleitoral de 2010, os movimentos sociais começaram sua articulação em janeiro, durante o Fórum Social Mundial - 10 anos, em Porto Alegre, dia 29, e o Fórum Social Temático de Salvador, dia 31. Nestes dois encontros, a CMS realizou a Assembléia dos Movimentos Sociais e lançou um duplo desafio:



Construir uma plataforma de lutas e propostas unificadas, apresentando um Projeto Popular para o Brasil;





Combinar uma intervenção qualificada no processo eleitoral, defendendo esse projeto, sem se deixar absorver pela lógica eleitoral, com a continuidade da mobilização social e a construção de uma agenda unificada de lutas.



Foram também realizadas plenárias em 15 estados, para absorver as reivindicações locais de cada região do país, mobilizando mais de 20 mil pessoas, unificando a rica diversidade de movimentos. Dessa forma, o amplo debate realizado em todo o território brasileiro renova a leitura de último documento lançado pela CMS, em 2006.



PRÉ-SAL, MEIO AMBIENTE, DESENVOLVIMENTO E SOLIDARIEDADE

O texto a ser aprovado se divide em cinco eixos temáticos, com o propósito de apontar as posições e intervenções da CMS sobre o atual momento político. Os cinco pontos são: "Soberania Nacional", "Desenvolvimento", "Democracia", "Mais Direitos ao Povo" e "Solidariedade". Para além desses temas, o documento deverá incluir novas bandeiras como a defesa do pré-sal 100% para o povo brasileiro, uma política de desenvolvimento social e ambientalmente sustentável, valorização do trabalho, universalização da internet banda larga e o fim das patentes de remédios.



O QUE É A COORDENAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS - CMS

A diversidade marca a Coordenação dos Movimentos Socias (CMS), criada em abril de 2003 por organizações e entidades como o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a União Nacional dos Estudantes (UNE). Espaço de convergência, reflexão e atuação conjunta, a CMS tem o objetivo de aglutinar propostas para o desenvolvimento do país e para a melhoria da vida do conjunto da sociedade. Trata-se de um espaço estratégico de convergência de todas as forças populares e democráticas. Juntas, elas constroem um campo de ação que coloca os movimentos sociais como protagonistas na produção de conhecimento e elaboração de alternativas viáveis e avançadas para o Brasil.



A CMS é formada por movimentos nacionais, mas nos estados participam movimentos e grupos locais. A Coordenação se organiza a partir de articulação horizontal e sem hierarquia por tipo ou forma de movimento. Não foram convidados partidos políticos, sendo que as diferentes correntes ideológicas se expressam por meio da sua presença nos movimentos de massa. Em todos os debates, se busca a pluralidade, o respeito à democracia e consenso nas decisões tomadas.



QUEM PARTICIPA DA CMS

CUT - Central Única dos Trabalhadores / MST – Movimento dos Trabalhadores Sem Terra / CMP – Central de Movimentos Populares / UNE - União Nacional dos Estudantes / UBES - União Brasileira de Estudantes Secundaristas ABI - Associação Brasileira de Imprensa / CNBB/PS - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-Pastorais Sociais / Grito dos Excluídos / MMM - Marcha Mundial das Mulheres / UBM - União Brasileira de Mulheres / CONEN / MTD - Movimento dos Trabalhadores Desempregados / MTST - Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Teto / CONTEE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino / CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação/ Conam - Confederação Nacional das Associações de Moradores / UNMP - União Nacional por Moradia Popular / Ação Cidadania / Cebrapaz - Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz / ABRAÇO - Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária / CGTB - Central Geral dos Trabalhadores do Brasil / CNQ -Confederação Nacional do Ramo Químico / FUP – Federação Única dos Petroleiros / CTB - Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil / CMB / ANPG – Associação Nacional dos Pós Graduandos



Fonte: Assessoria de Imprensa.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Plano Nacional de Banda Larga.....



http://www.mc.gov.br/plano-nacional-para-banda-larga

domingo, 23 de maio de 2010

Marco Civil da Internet no Brasil



http://culturadigital.br/marcocivil/

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Nota de Repúdio

O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal da Grande Dourados DCE-UFGD, vem a publico para denunciar e repudiar o atentado ocorrido ontem terça-feira, 18/05/2010, contra o ex-coordenador do DCE, companheiro Alceu Junior Bittencourt.

Não podemos admitir em pleno século 21, no estado do Mato Grosso Do sul, o exercício da democracia seja alvo de um crime com elementos comuns aos assassinatos por encomenda. Mais do que isso, esse crime representa um grave atentado à sociedade civil organizada de Dourados e às liberdades democráticas do país.

O DCE-UFGD exige das autoridades uma rápida e exemplar apuração do atentado ocorrido, assegurando a punição dos executores e mandantes. Não podemos admitir repetição dos casos em que estudantes e trabalhadores foram assassinados em defesa da moralidade na política brasileira, cujos mandantes nunca foram condenados pela justiça.

Os estudantes da UFGD solidarizam-se com o companheiro Junior Bittercourt neste momento difícil.

Diretório Central dos Estudantes - DCE
Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

terça-feira, 18 de maio de 2010

Centro de salas (A, B e C) terá Ar Condicionado e Climatizadores

Está garantido.
Centro de Salas (A, B e C) terão Ar condicionado (salas maiores) e Climatizadores (salas menores).
O uso de climatizadores diminui o custo com energia elétrica. Faz bem a UFGD e ao meio ambiente.

Novo Restaurante Universitário




O DCE em reunião com o reitor Prof. Damião, solicitou a intervenção da reitoria para verificar a qualidade e quantidade do serviço oferecido pelo RU (antigo).

E também cobramos a posição da reitoria em relação ao término da obra do novo RU.

A informação nos dita é que até agosto de 2010 o novo RU estará em funcionamento.

Continuaremos reivindicando.

Alimentação de qualidade e assistência é permanência dos estudantes na universidade.

Ponto de Carona poderá ser construído!




O DCE UFGD solicitou a reitoria a construção do Ponto de Carona, após reunião com reitor, ficou acordado de ver as possibilidades técnicas da obra.
Mas, ficou sinalizado que poderá ser realizada.

Mais Segurança a todos e todas.

Liberado sites de relacionamento (Orkut, facebook, msn, etc)




O DCE solicitou a UFGD, que liberassem o acesso aos sites de relacionamento (Orkut, Facebook, MSN, etc.)
Os sites de relacionamento são uma ótima ferramenta de trabalho e estudos para os acadêmicos. Muitos relatam, que com esses sites pode-se conversar com pessoas de varias localidades do Brasil e Mundo, para troca de informações sobre seus respectivos cursos e seus anseios pessoais de realizarem projetos em outras localidades.
E também como forma de distrair um pouco. Já que os acadêmicos estudam bastante.

O DCE solicitou e fomos atendidos. Está liberado o acesso destes sites.

Caso o computador que esteja não tiver acessando estes sites, entre em contato com a COIN - Coordenadoria de Informática.

Internet Wireless para tod@s!!!




Depois do DCE reivindicar a reitoria, a utilização da internet wireless à todos acadêmicos da UFGD, esta se propos a verificar a disponibilidade.
Agora, foi confirmado. Todos teram como acessar a internet wireless no campus.

Uso da Piscina (Unidade 2) - LIBERADAAAAAA!!!!!!



FINALMENTE.....

Após várias reivindicações do DCE à reitoria da UFGD, está liberado o uso da piscina na unidade 2.
Desde a construção da piscina na unidade 2, o DCE vem dialogando pra liberação ao uso da piscina, incentivando o uso desta na pesquisa, ensino, extensão e "lazer" também.

Agora é só chegar o verão!!!

segunda-feira, 17 de maio de 2010

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Ar Condicionado no Centro de Salas (A, B e C)




O DCE solicitou instalação de ar condicionado em todas as salas de aulas dos Prédios Centro de Salas (A, B e C).
Devido ao clima de nossa região e a concentração de estudantes nesses prédios, vemos a necessidade de instalação de ar condicionado. Atualmente já recebemos várias reclamações sobre o excessivo calor nas salas dos prédios atuais e não gostaríamos que estas continuassem. Acreditamos que este conforto reflita na qualidade de ensino oferecida pela UFGD, sendo que com mais conforto os estudos adquirem mais qualidade por parte dos estudantes e no ensino dos professores.

DCE quer que reitoria construa "ponto de carona" na Cidade Universitária






O DCE solicitou a criação do “ponto de carona” na saída do estacionamento da UFGD e UEMS, na unidade 2.
Este ponto de carona vem contribuir para que estudantes não fiquem no canteiro central da avenida, evitando-se possíveis acidentes.
Também contribui para ao meio ambiente. E é muito melhor fazer o trajeto entre universidade e centro, batendo um bom papo com a comunidade universitária.
PENSE NISSO!!!

DCE UFGD reinvidica à reitoria criação do Ambulatório na Unidade 2




O DCE solicitou a Reitoria a criação do Ambulatório na Unidade 2 da UFGD.
Devido a recentes acontecimentos ocorridos na unidade 2, em que acadêmicos sofreram algum tipo de trauma físico ou psicológico, desmaios ou qualquer outro problema de saúde e que estes necessitaram de um atendimento de urgência, sabemos que atualmente não há nenhum recurso disponível em nossa universidade que possa sanar esta situação.
Sabemos também, que a trajeto entre a unidade 2 e o hospital mais próximo ultrapassa quilômetros de distância e quando solicitamos atendimento do serviço público da cidade de dourados, nem sempre somos atendidos.
Entretanto, acreditamos que com o curso de Medicina na UFGD e Enfermagem na UEMS, possamos criar condições para a criação de um atendimento de emergência simples para todos que estão na cidade universitária.
Portanto, o DCE-UFGD reitera que a criação do ambulatório na unidade 2 é de fundamental importância aos acadêmicos, técnicos e professores de nossa cidade universitária.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

DCE reinvidica desarmamento dos Guardas Patrimoniais da UFGD




O DCE UFGD solicitou a Reitoria desarmamento dos Guardas patrimoniais da UFGD, nos periodos de aulas.
Alguns ocorridos em tempos passados nos levam a não aceitar o armamento destes guardas e acreditamos que os estudantes não devam ficar constantemente ameaçados por essa armas.
Então, solicitamos o desarmamento. Estudantes estão mais seguros sem as armas.

DCE reivindica liberação do sinal de internet wireless a tod@s acadêmicos da UFGD




O DCE através de solicitação a reitoria, reivindica liberação de sinal wireless a tod@s acadêmicos da UFGD.
Muitos acadêmicos, que possuem notebooks, e que estes o trazem a universidades para estudarem com os colegas, solicitaram a liberação do sinal wireless para facilitar o acesso a pesquisa ou até mesmo a sites de entreterimento.

O DCE solicitou a reitoria e estamos aguardando a possibilidade técnica desta proposta.

Sede do DCE com nova cara!!!

O SEDE DO DCE UFGD ESTÁ REFORMADA!

PRIMEIRAMENTE, FOI FEITO UMA PINTURA INTERNA E FEITA UMA ARTE POR FORA! NOSSO COMPANHEIRO "AMARELO" REALIZOU A OBRA DE ARTE QUE ESTÁ ESTAMPADA NA ENTRADA DO DCE

E PARA CRIAR UM AMBIENTE DE DESCANSO E DIVERTIMENTO, O DCE ESTÁ COM UMA "MESA DE SINUCA" PARA TODOS APROVEITAREM!!!

TAMBEM CRIAMOS UMA PEQUENA BIBLIOTECA, COM LIVROS, FOLDERS, REVISTAS E VARIAS PUBLICAÇÕES SOBRE MOVIMENTO ESTUDANTIL E TEMAS GERAIS. SOLICITAMOS A TODOS E TODAS QUE DOEM MATERIAIS PARA ESSE "CANTINHO DA LEITURA" DO DCE UFGD.

OUTRA NOVIDADE, É A CRIAÇÃO DO "VARAL DE POESIAS" COLOCADA NO DCE, TOD@S ESTAM CONVIDADOS A DEIXAREM SUAS POESIAS EXPOSTAS NO DCE.

INCENTIVAR A CULTURA UNIVERSITÁRIA. ESSE É NOSSO LEMA.

sábado, 8 de maio de 2010

CELEBRAÇÃO CULTURAL....UM SUCESSOOOO

CELEBRAÇÃO CULTURAL DCE UFGD FOI UM SUCESSOOOO....

AGRADECEMOS A PARTICIPAÇÃO DE TODOS E TODAS NESSE EVENTO, E O APOIO DA COAE E ARTES CENICAS-UFGD PARA CONCRETIZARMOS ESSE EVENTO.

PARABENS AS BANDAS
BLECK POWER (GALERA DO CURSO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO DA UFGD)
GOLDEN RIVER (GALERA DA UFGD)
GRUPO SIMBIOSE (GALERA DO CURSO DE ARTES CENICAS DA UFGD)
ALEXANDRE (ACADEMICO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA DA UFGD)
SANTIERRE (ACADEMICO DO CURSO DE HISTORIA DA UFGD)


E JÁ ESTAMOS PROGRAMANDO O PRÓXIMO...AGUARDEM

quarta-feira, 5 de maio de 2010

CELEBRAÇÃO CULTURAL - DIA 07/05/10 - SEDE DCE




CELEBRAÇÃO CULTURAL - DCE UFGD

DIA 07/05/10 (SEXTA) - SEDE DCE UFGD


PARTICIPAÇÃO DAS BANDAS
BLECK POWER
GOLDEN RIVER
D. BLEK

GRUPO DE TEATRO SIMBIOSE

PRESENÇA DE EMMANUEL MARINHO


PALCO ABERTO (O DIA TODO)



APOIO:
ARTES CENICAS - UFGD
PROEX/COC/UFGD




UM PROJETO DO DCE PARA TOD@S ACADÊMICOS!
INCENTIVANDO A CULTURA UNIVERSITÁRIA
PARTICIPEM!!!!